terça-feira, 16 de agosto de 2011

PERGUNTAS E RESPOSTAS DAS ALTERAÇÕES CONTÁBEIS



1) Qual a nova classificação das contas do ativo?

Ativo circulante e não circulante que é composto por: realizável a longo prazo, investimento, imobilizado e intangível.

2) O que deve ser contabilizado no ativo intangível?

Contabiliza-se no intangível os ativos incorpóreos como marcas e patentes, os direitos de concessão e exploração, direitos de franquias, direitos autorais, gastos com desenvolvimento de produtos novos,  ágio pago por expectativa de resultado futuro (fundo de comércio ou goodwill).

3) Como classificar o software?

O software quando faz parte do hardware a classificação é feita no imobilizado. O software utilizado que não compõe o hardware classifica-se no intangível.

4) Qual a definição do ativo intangível?

São bens ou direitos com identificação própria e não tem substância física.
Exemplos – softwares, marcas e patentes etc...

5) A contabilidade deve ter seus atos e fatos reconhecidos como?

O registro contábil deve ser feito pelo regime de competência, nas contas do ativo,  passivo, patrimônio líquido, despesas e receitas para demonstrar toda situação financeira.

6) Como definir o ativo circulante e não circulante?

Ativo Circulante – Classificam-se quando a empresa pretende realizar no prazo máximo de doze meses, consumirem no prazo operacional normal da empresa, for mantido com a finalidade de negociação e seja caixa ou equivalente de caixa.
Ativo Não Circulante – A classificação deve ser feita quando no ciclo operacional da empresa não seja identificada no período de doze meses.
Exemplo – empresa comercial de obra de arte. Como o empresário não sabe quando vai ocorrer à venda das mercadorias classifica-se como ativo não circulante.

7) Como definir o passivo circulante e não circulante?

Passivo Circulante – Classificam-se quando a empresa pretende liquidar no prazo máximo de doze meses, liquidar no prazo operacional normal da empresa, for mantido com a finalidade de negociação e quando a empresa não tiver direito incondicional de diferir o passivo no prazo de doze meses após a data de divulgação.
Passivo Não Circulante – A classificação deve ser feita quando a empresa obtiver obrigações que ultrapassam a condições acima citada.
Exemplo – empresa comercial de obra de arte tributada pelo lucro presumido e tributa as suas receitas pelo regime de caixa. A venda efetuada, o recebimento vai ocorrer após doze meses, como isso a contabilização da receita vai ser como receita diferida no passivo não circulante exigível a longo prazo.

8) Qual a definição do equivalente de caixa?

São aplicações financeiras de curto prazo e alta liquidez. Mantidas para atender os compromissos de caixa em curto prazo e não para investimento ou demais compromissos.

9) Quais os métodos existentes de fluxo de caixa?

Método direto e indireto.
Direto – as atividades operacionais são apresentadas pelos recebimentos e pagamentos brutos de caixa.
Indireto – o lucro líquido ou prejuízo é ajustado pelos efeitos de transações que não envolvem caixa, pelos efeitos de diferimentos ou apropriações por competências sobre os recebimentos e pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros e pelas receitas e despesas associados ao fluxo de caixa nas atividades de investimentos ou financiamento.